Transmitindo emoções sem diálogo – às vezes, o silêncio vale ouro!

Filme Silencioso - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

Estamos tão habituados com o cinema tradicional e comerciais narrados, que fica difícil imaginar um vídeo promocional, um filme ou comercial sem diálogos.

Mas, é totalmente possível investir nesse tipo de conteúdo hoje. A narração tira um pouco da atenção para o que está acontecendo no vídeo. Ainda que seja necessária, em muitos casos, ela pode se tornar dispensável para produções que desejam passar uma mensagem visual, através das ações que acontecem dentro do próprio conteúdo.

Por que a produção de vídeos sem diálogos faz sentido?

Quando um filme, seja ele um curta, material publicitário ou mesmo parte de uma campanha, possui narração ou diálogos, o espectador não tem qualquer tipo de exercício mental para entender o que está acontecendo. Basta ouvir e prestar atenção para compreender.

Agora, quando abordamos uma produção que não possui falas, a questão é muito mais psicológica e surpreendente. Quem está assistindo fica atento a cada detalhe e pode criar suas próprias expectativas sobre o que está prestes a acontecer. Se as expectativas serão correspondidas e os rumos seguirão algum clichê, ou se haverá um desfecho surpreendente, depende do seu objetivo.

Algumas campanhas contam com vídeos assim, onde no final aparece alguma mensagem, uma hashtag, um call to action ou qualquer coisa que indique que aquele filme faz parte de algo importante. Assim, fica mais fácil contextualizar o espectador, ao final do vídeo, para que ele tenha a certeza de que entendeu corretamente, ou que existe algo que ele possa fazer a respeito do que acabou de assistir.

Alguns exemplos comuns são vídeos de turismo, que incentivam a viagem de quem está assistindo, causas e organizações, que visam receber doações ou voluntários, vídeos sobre datas comemorativas etc. Exemplos não faltam, e motivos para investir nesse tipo de conteúdo também não!

Como transmitir emoções sem diálogos?

Esperar que os diálogos resolvam tudo por você é uma expectativa amadora, na verdade. Um filme usa um conjunto de técnicas para garantir que o espectador sinta, pense e capte o que você deseja transmitir. A fotografia, a trilha sonora utilizada, as expressões dos atores, o color grading, a ambientação e até o cenário colaboram para as emoções que são transmitidas em um filme.

Além disso, a ideia de ter um filme sem diálogos exercita a criatividade de quem está assistindo. O espectador começa a imaginar o que o personagem está pensando, o que está sentindo e como tudo aquilo o impacta. Se coloca no lugar dos personagens e é muito mais impactado. Simples palavras dificilmente serão capazes de transmitir essas emoções da mesma maneira.

Capriche na trilha sonora

A trilha sonora dita muito do clima de uma cena. Por isso, certifique-se de escolher uma faixa marcante e que vá de encontro com o seu objetivo.

O Cenário importa

Elementos no cenário ajudam a situar o espectador e colaboram para o entendimento do seu filme, independentemente do gênero.

Selecione o filtro ideal

Aplique um color-grading que combine com o tema do seu filme, pesquise a fundo a questão das cores e aposte na sutileza. Filtros fortes demais acabam por tirar a naturalidade do conteúdo e podem gerar um efeito reverso.

Roteiro complexo

É preciso que as cenas sejam bem planejadas. Lembre-se que não haverá palavras, então, o roteiro deve descrever emoções e expressões que os atores irão utilizar. Isso ajuda a gerar conexão e facilita a interpretação.

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