Início » Quero gravar um vídeo para minha empresa, como fazer?
- março 12, 2021
- 12:32 pm
Quero gravar um vídeo para minha empresa, como fazer?

A produção de vídeos é um assunto complexo. É preciso muita técnica e equipamentos de última geração para obter um bom resultado. Quem não possui experiência conseguirá, na melhor das hipóteses, um resultado mediano. Mas, se o seu orçamento está curto, se você possui alguns equipamentos e deseja tentar produzir um vídeo para sua empresa, temos algumas dicas para você. Afinal, com essa pandemia, não está fácil para ninguém!
A gravação de um vídeo tem sucesso nos detalhes. É preciso garantir que cada aspecto da produção esteja de acordo com o necessário, se você quiser ter um resultado positivo.
Pensando em facilitar sua vida e te ensinar um pouco do que usamos aqui na Videalize, separamos 5 dicas simples de como gravar um vídeo para sua empresa. Mas, que fique claro, este material é básico e não compreende as necessidades mais complexas de um filme empresarial!
Gravando um vídeo para sua empresa em 5 passos
1 – A iluminação é a chave para um bom visual
Aqui, consideramos que você já separou os equipamentos e testou todos eles. Esse é o primeiro passo fundamental. Agora, sobre a iluminação, é preciso escolher um local bem iluminado, de preferência com luz natural e um espaço amplo razoável, que permita identificar o melhor ângulo. Essas questões passam batidas por produtores de vídeo amadores, que não têm ideia de que a iluminação, os planos e enquadramentos definem o tom de uma cena e colaboram para gerar conexão com quem está assistindo.
2 – Menos que 1080p não dá!
A qualidade é tudo. Mesmo quem assiste no celular, em um tablet ou videogame portátil espera assistir um vídeo de alta qualidade. É preciso ter pelo menos 1080p (full HD) e, se possível alcançar o 4K com seus equipamentos. Claro que, dependendo da sua familiaridade com a produção de vídeo, orçamento e equipamentos disponíveis, filmar em 4K pode não ser viável. Mas, fica nossa recomendação, já que essas câmeras oferecem opções mais avançadas para customizar seu filme.
3 – Um bom áudio é tudo
Não adianta caprichar na imagem, se o áudio for ruim. E, acredite, é muito fácil cometer erros na captação de áudio, com ruídos, chiados e sons que sequer deveriam estar no corte final. Aqui, você precisará de alguém que entende do assunto, de preferência um operador de áudio. Ele será vital para guiar você e evitar que sons indesejados estejam no seu vídeo, além de recomendar os melhores microfones.
4 – A trilha sonora gera conexão!
A trilha sonora, assim como a iluminação e o enquadramento de uma cena, dita o clima do filme. É preciso escolher músicas que façam sentido dentro da sua produção e que vão de encontro com a sensação e mensagem que você deseja transmitir. Vale lembrar que não é recomendado usar faixas sobre as quais você não possui direitos autorais. Existem várias trilhas que casam com sua ideia de vídeo na web, e que não precisam de permissão para seu uso. Basta procurar bem!
5 – O roteiro é a alma do seu vídeo
Finalmente chegamos ao item que é indispensável para que todo o resto funcione. Por mais que você entenda sobre um assunto, ainda que seja um verdadeiro especialista, precisa saber exatamente o que e quando irá falar. Do contrário, terá problemas.
Um dos maiores desafios de quem está diante das câmeras é lembrar o que precisa falar, dizer o que é necessário sem gaguejar e olhar para o lugar certo, na hora certa. Portanto, crie um roteiro eficiente e siga-o à risca. Improvisar funciona, mas nem sempre.
Quer evitar problemas e garantir que a produção do seu filme institucional ou vídeo corporativo tenha qualidade cinematográfica? Conte com a Videalize. Nós unimos a experiência de especialistas em produção de vídeo à mais alta tecnologia, e podemos cuidar da sua produção, mesmo durante a pandemia, seguindo os mais rígidos padrões de biossegurança.
Comentários