Gamificação em Eventos – por que investir nisso agora?

Gamificação Em Eventos - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

Criar um evento memorável é algo necessário, especialmente em tempos de pandemia, onde há a impossibilidade da realização de palestras, shows e outros espetáculos presenciais. Mas, para eventos promocionais, palestras, aulões e similares, além do conteúdo, existe algo que faz toda a diferença e que gera uma resposta bastante positiva por parte do público: a recompensa.

Sentir-se recompensado por algo é incrível. Dá aquela sensação de que “valeu a pena”. Por isso, a gamificação em eventos está mudando o jogo de quem trabalha nesse mercado. Usar técnicas gamificadas permite engajar os participantes e gerar uma grande diferenciação entre o seu evento e o dos seus concorrentes.

O que é a gamificação em eventos?

Você já jogou um videogame, certo? Se não, provavelmente já viu alguém jogar ou sabe como funciona. Mas, em suma, é isso aqui:

Em um jogo, você tem um objetivo. É preciso superar os obstáculos e chegar a este objetivo. Para isso, o jogo fornece ferramentas e dicas para te ajudar, ao mesmo tempo que cria os desafios. A ideia é testar suas habilidades a todo momento.

É isto. E nós jogamos videogames porque eles são legais. Porque são incríveis. É prazeroso jogar, e quando finalmente concluímos o jogo, temos aquela sensação de missão concluída, de recompensa obtida.

Agora… Imagine usar a gamificação para educar os participantes do seu evento, ao mesmo tempo que os torna cada vez mais imersos em seu evento! Eles jamais se esquecerão da experiência, e os aprendizados são fixados na memória de uma maneira muito melhor – e mais prática.

Calma, isso não significa levar um PlayStation 5, um Xbox Series X, um PC ou um Nintendo Switch para o seu evento. Longe disso. A ideia é olhar para o seu conteúdo e descobrir formas de torná-lo mais interativo e gamificado.

Como gamificar um evento?

Em imersões, treinamentos e palestras, é normal ter um caderninho de atividades, onde os participantes devem preencher com respostas após o término de um conteúdo específico. Mas, ao invés de manter tudo no papel e individualizar esse momento, é possível trabalhar com alguns jogos.

O jogo duas verdades e uma mentira é bem eficaz nesse sentido. Isso porque, independentemente do assunto, você pode fazer 3 afirmações, e a pessoa tem que adivinhar quais delas são verdadeiras e qual é mentira.

Esse é apenas um exemplo. É possível ir muito mais além e até usar a tecnologia para gamificar o ambiente. Há várias maneiras, e o ideal é descobrir a que mais combina com seu evento.

Senso de recompensa e mais engajamento

O que leva as pessoas a participarem de eventos e realmente curtirem a gamificação é o senso de recompensa, de missão concluída. Por isso, as recompensas precisam ser bem trabalhadas. Seja com um ranking, um mural, colocar o nome dos vencedores em algum lugar, presentear com vouchers ou qualquer outro bônus… Tudo é válido, desde que faça sentido com seu evento.

E lembre-se: como estamos em um momento delicado por conta da pandemia, é preciso conseguir garantir tudo isso de forma online. Felizmente, a Plataforma Online da Videalize oferece ferramentas que facilitam a gamificação, entre muitas outras.

Controle a entrada dos participantes com crachás virtuais, tenha chat moderado, auxílio no pré e no pós-venda… E isso é apenas o começo. Solicite uma demonstração e saiba como podemos ajudar.

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