Filmes em preto e branco e seu impacto nos tempos modernos

Filmes Em Preto E Branco - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

Filmes em preto e branco sempre tiveram seu charme além do saudosismo. Quem viveu na época em que o cinema ainda não tinha cores sabe que era uma era completamente diferente. Mas, mesmo hoje ainda temos lançamentos em preto e branco… Por quê?

Filmes como Mad Max: Fury Road, Logan, Zack Snyder’s Justice League foram verdadeiros blockbusters, que originalmente receberam lançamentos em cores, e posteriormente foram convertidos para o preto e branco. Há, ainda, exemplos de filmes e séries que são lançados diretamente neste formato, como os episódios iniciais de WandaVision e também The Lighthouse, um longa de terror estrelado por Robert Pattinson e Willem Dafoe, onde a falta de cores complementa a experiência e adiciona um clima completamente sombrio à trama.

O que você talvez não saiba é que, além do estilo, o preto e branco possui um uso bastante prático e funcional dentro dos filmes, que pode ser aplicado também às produções que você procura realizar.

O poder do preto e branco

O color grading de um filme diz muito sobre ele. Quem entende de cinema já capta a ideia de uma vez, mas quem não possui conhecimentos avançados recebe um efeito todo especial em seu subconsciente.

Algumas cores remetem a sensações como alegria, amor, medo, tensão, drama… E isso é refletido em paletas de cores e filtros aplicados no cinema e na TV. Ajuda a situar o espectador, mesmo que de forma inconsciente, sobre o que está por vir. É algo que deve ser realizado com maestria pela direção e edição do filme.

Mesmo vídeos de empresas devem receber uma atenção especial com isso. A escolha de cores confusas, filtros errados e ângulos estranhos pode comprometer bastante o resultado final.

Agora, quando criamos filmes em preto e branco, a situação muda um pouco de perspectiva. Veja, todo o cuidado ainda é necessário, e inclusive há cores que ficam mais bonitas em preto e branco. Isso demanda uma atenção especial por parte da produção.

Em filmes criados em P&B, remover as cores também elimina algumas distrações, o que permite focar melhor nos personagens, além de passar uma sensação mais íntima para a narrativa.

A economia também é um ponto-chave. Em temos de pandemia, não é todo mundo que tem dinheiro para investir em efeitos especiais, motion graphics e tudo mais que um filme pode precisar. Efeitos práticos ainda são bastante caros, mas um filme em preto e branco esconde algumas imperfeições e permite usar efeitos com menos limitações, mesmo quando o orçamento é limitado.

Por fim, a aparência ganha um charme todo especial. A produção não precisa ter características de época para ficar charmosa. Escolher produzir vídeos em preto e branco e trabalhar bem com as ideias para o filme traz resultados incríveis, ainda que o público não esteja tão habituado a ver conteúdos dessa forma. O preto e branco vive, e ainda se mantém como uma tendência, seja para os saudosistas, os cults ou mesmo aqueles que desejam economizar e lançar um bom filme cheio de conceito.

Compartilhe!