Falta engajamento no seu conteúdo? Estas dicas resolverão o problema!

Dicas De Conteúdo Para Vídeo - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

A falta de engajamento em conteúdo de vídeo é um problema muito comum, especialmente para quem está começando ou ainda não encontrou seu público-alvo, tampouco sabe como atingir a audiência.

Mas, o que causa isso, e como resolver? Separamos algumas dicas que farão toda a diferença na sua estratégia! Veja só…

O que causa a falta de engajamento no seu conteúdo?

Bom, existem várias possibilidades para a falta de engajamento em vídeos. A primeira delas, e mais comum, é que você tenha pouco alcance e seguidores.

Você está começando

Quando não há muitas pessoas olhando para o que você está fazendo e assistindo seus vídeos, é normal que seu engajamento seja baixo. Então, vale verificar se este é o seu caso, especialmente se você começou a produção de conteúdo em vídeo agora.

Como resolver?

Se você ainda está começando, o importante é ter paciência. Mas, não só isso. Números são importantes, porém, é preciso que as pessoas que assistem seus vídeos realmente interajam com eles. Isso significa que elas devem ir até seu site, clicar nos botões e seguir suas recomendações, trazendo algum tipo de retorno para você, seja em forma de tráfego, compartilhar e-mail e telefone para receber dicas ou mesmo comprar um produto ou serviço. Se 10 pessoas assistem seus vídeos, mas duas delas tomam algum tipo de ação, já é algo positivo.

Você não encontrou sua audiência

Outro erro muito comum, e que traz um problema sério na falta de engajamento com vídeos é quando você não encontra sua audiência. Se você ainda não encontrou, exatamente, seu público-alvo, então seus vídeos podem ser direcionados às pessoas erradas.

Não entenda mal, isso não significa que seu conteúdo é ruim. Porém, por melhor que ele seja, não trará os resultados esperados. Assim, é fundamental encontrar a audiência certa e produzir conteúdo de qualidade.

Como resolver

É preciso rever o posicionamento do seu negócio e analisar o mercado. Para quem você produz produtos ou oferece serviços? Quem são as pessoas interessadas no que você faz? Onde elas estão?

Essas e outras perguntas são um bom começo para melhorar a sua “mira” no público-alvo.

Você acertou o público-alvo, mas errou no conteúdo

Essa possibilidade é uma alternativa à anterior. Há muitas empresas no mercado cometendo este erro! Ainda que você conheça seu público-alvo e saiba onde ele está, é preciso produzir conteúdo de qualidade.

Quando seu conteúdo não gera conexão com a pessoa do outro lado, o engajamento se mantém baixo.

Como resolver

Analisando seu público-alvo, compreendendo melhor suas necessidades e desejos. É preciso rever todo o planejamento, entender melhor o mercado, analisar os concorrentes e saber o que funciona e não funciona. Assim, é possível melhorar a comunicação, adequar a linguagem dos vídeos e se adaptar.

Seu conteúdo é bom, mas não gera aquele UAU!

Outra possibilidade é que o seu conteúdo seja bacana, mas nada além disso. Se você quer aumentar o engajamento, precisa gerar o UAU! O Uau é aquela sensação de que o vídeo foi feito para você. É o sentimento que vem quando você é realmente impactado ou persuadido a fazer algo por conta do que acabou de assistir.

Como resolver

Você precisa aprimorar seu storytelling, adicionar gatilhos mentais e garantir que o conteúdo dentro do vídeo seja realmente chamativo. Imagens, músicas e até o texto precisam ir de encontro com o que a audiência espera. Assim, você alinha expectativas, se permite surpreender e pode aumentar o engajamento.

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