Evento online – 6 dicas na hora de organizar seu evento

Evento Ao Vivo - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

Realizar um evento online parece mais simples do que realmente é. Durante a pandemia, várias lives foram realizadas de maneira improvisada, pouco profissional. Compreensível, já que os acontecimentos pegaram a todos nós de surpresa.

Mas, quando o assunto é planejar uma live e realizar uma transmissão ao vivo de qualidade, é preciso considerar uma série de ações para que tudo corra como o esperado. Pensando nisso, preparamos uma checklist com todas as dicas que você precisa para realizar uma transmissão ao vivo.

Apenas se atente ao fato de que a melhor opção é sempre ter uma empresa especializada cuidando da sua produção e transmissão de vídeos. Assim, você não desperdiça seu tempo cuidando de tarefas relacionadas à tecnologia utilizada, reduz a chance de erros e pode focar apenas no desenvolvimento ou acompanhamento do conteúdo que será utilizado.

É bem mais prático e proveitoso para o seu negócio.

O que você precisa fazer para organizar um evento online

1 – Planejamento

O planejamento é a primeira etapa do processo. Afinal, você não pode pegar uma câmera e um microfone e começar a transmitir ao vivo sem saber por onde irá começar e onde a live irá terminar, não é mesmo?

Defina o tema do seu evento online, os assuntos que serão abordados e o objetivo da live. Dessa forma, você poderá planejar quanto tempo será necessário para falar de cada tema, o que resultará em uma duração média para a transmissão ao vivo.

Além disso, já na fase do planejamento, defina:

  • Quem irá aparecer na transmissão ao vivo;
  • Plataforma que será utilizada pra realizar a live;
  • Onde a live será transmitida;
  • Duração total da live;
  • Que produtos ou serviços serão apresentados (se você deseja realizar alguma venda ou anúncio).

2 – Roteiro

Sem roteiro, sem live. É preciso desenvolver um roteiro que cubra quase toda a duração do evento, e você deverá segui-lo à risca. Por isso, deixe alguns espaços de tempo voltados para a resolução de dúvidas e inserção de outros conteúdos, bem como anúncios de possíveis patrocinadores e parceiros e similares.

3 – Equipamentos de alta tecnologia

Não basta usar uma câmera improvisada de smartphone ou webcam para capturar o áudio e a imagem. Com tantos tamanhos e formatos diferentes de tela no mercado hoje, é necessário investir em captação de imagem em 4k ou 8k com uma taxa de 45 a 60 frames por segundo, além de áudio de alta qualidade. Ninguém gosta de assistir uma live onde o áudio fica picotado, a imagem fica lenta ou travando, não é mesmo?

Além da captura de imagem e vídeo, é preciso se preocupar com a iluminação. Caso você não vá aproveitar a luz solar, o ambiente fechado precisa ser iluminado, preferencialmente através de equipamento profissional, posicionado estrategicamente no ambiente para gerar a melhor iluminação.

4 – Conexão de alta velocidade para a transmissão ao vivo

Realizar sua transmissão ao vivo também depende de uma boa conexão com a internet, não é mesmo? Por isso, você deve investir na compra de um link dedicado de internet, que irá cobrir todo seu evento e garantir total estabilidade para sua live.

Uma queda de conexão ou mesmo lentidão irá gerar problemas para sua livestream e poderá resultar na perda de espectadores ou na interrupção inesperada da transmissão ao vivo.

5 – Layout e Conteúdo

Quer realizar uma transmissão ao vivo verdadeiramente profissional? Você precisa de um layout preparado para receber seu conteúdo. Nada de simplesmente colocar o vídeo capturado na Internet. Uma moldura, alguns ícones ou simplesmente o logo da sua empresa já são um começo. Apenas é necessário ser muito cuidadoso com a escolha de cores, formas e o espaço que esses elementos irão ocupar na tela. Afinal, não adianta criar algo personalizado, se essa personalização compromete a experiência de quem está assistindo.

O conteúdo deve ser planejado meticulosamente. Com o roteiro em mãos, você sabe que tipo de imagens, vídeos, músicas e outros elementos audiovisuais precisarão estar presentes ao longo da transmissão ao vivo. Por isso, eles deverão estar prontos vários dias antes da transmissão. Dessa forma, é possível revisar todo o material e realizar eventuais alterações.

6 – Equipe técnica e testes

Por fim, você deve garantir que a equipe técnica responsável seja competente e saiba o que está fazendo. Alguém precisa operar a câmera, cuidar do áudio e garantir que tudo corra bem, e no caso de algo não sair como o planejado, as pessoas envolvidas precisarão saber resolver os problemas.

Você precisará de:

  • Diretor de corte;
  • Operador de câmera;
  • Técnico de Áudio;
  • Técnico de Transmissão.

O diretor de corte é o profissional que seleciona quando uma determinada imagem ou vídeo toma o lugar da sua transmissão ao vivo, seja para promover um produto, serviço, marca, ou simplesmente seguir o roteiro planejado por você.

O operador de câmera é responsável por operar as câmeras que serão utilizadas e garantir o enquadramento perfeito de maneira dinâmica para sua transmissão ao vivo.

Já o técnico de áudio cuida de toda a captura do áudio e dos equipamentos relacionados, garantindo a mais alta qualidade.

Enquanto isso, o técnico de transmissão ao vivo direciona a live para as plataformas e canais utilizados, garantindo que todos os públicos possam assisti-la sem problemas.

Sua live precisa de cuidados profissionais!

Viu, só? Essa lista é bastante resumida, mas cobre os principais pontos para sua livestream funcionar do jeito certo.

Você provavelmente encontrará alguma dificuldade em reunir todos os equipamentos necessários e profissionais disponíveis, seja pelo fato de eles serem caros ou pela sua disponibilidade. Portanto, o ideal é contar com uma empresa que sabe como realizar uma transmissão ao vivo profissional.

A Videalize faz tudo isso e muito mais. Da preparação do conteúdo da sua live até o seu pós-venda, temos recursos, ferramentas e profissionais com larga experiência em transmissão ao vivo, além de equipamentos de última geração.

Tenha tudo que você precisa para criar uma live profissional e impactar sua audiência do jeito certo. Entre em contato com a Videalize e saiba como começar.

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