Dicas de roteiro e storytelling em vídeo: 4 dicas para mandar bem!

Dicas De Roteiro - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

Se você quer produzir um vídeo que gere conexão e resultados, precisa se preocupar com o roteiro. Pensando em te ajudar, separamos 4 dicas que tornam a produção de conteúdo muito mais eficiente!

Do storytelling aos gatilhos mentais, até técnicas para separar seus vídeos e produzir continuações. Tem de tudo um pouco!

Mas, antes de começarmos, é preciso entender que o conteúdo, o entretenimento e os vídeos agem além do racional.

Não é o racional que comanda o comprador na maior parte do tempo. Pelo contrário. A pessoa que busca comprar um produto ou serviço está, em sua maioria, tomada pelo emocional!

“Eu preciso disso!” – essa frase muito comum é proferida por 99,99% da população mundial com algum poder aquisitivo antes de comprar algo que, na verdade, nem é tão necessário assim. É o impulso, algo que mexe com as emoções da pessoa e faz ela pensar que ter aquilo, naquele momento, a fará muito bem.

Depois, ela pode até se arrepender (e isso não é nada bom), mas no momento da compra, pode ter certeza, você terá gerado felicidade ao cliente.

Agora, quando falamos de produtos e serviços de preço mais elevado, o arrependimento deixa de ser uma opção, de uma vez por todas. É preciso conquistar o cliente em potencial já no primeiro momento, e manter as expectativas e a satisfação lá no alto, mesmo após a compra.

Agora, como criar expectativas e deixá-las alinhadas com o que seu produto ou serviço oferece?

Com o Storytelling em vídeo, é claro.

1 – Conte histórias poderosas

O Storytelling em vídeo é um processo de criação de histórias, que pode acontecer para uma animação ou para um vídeo com pessoas reais, atores ou não.

Existe o storytelling que trabalha com eventos fictícios, onde é criada uma situação, personagens e uma ambientação para fazer com que o espectador se mantenha imerso na experiência visual que você deseja proporcionar.

Funciona como um filme, que pode ser curto ou longo, e que mostra acontecimentos relacionados a personagens, que se conectam com a audiência e emocionam quem está assistindo.

Agora, quando falamos do Storytelling com histórias reais, trata-se de adaptar depoimentos e relatos para um formato onde o objetivo é causar impacto, gerar conexão e identificação.

Isso significa criar eventos fictícios no meio de uma história verdadeira? Não necessariamente! A forma como você cita alguns eventos e diz certas palavras muda tudo.

Dito isso, o Storytelling funciona através:

  • De uma estrutura narrativa (normalmente a jornada do herói);
  • Do uso de gatilhos mentais (palavras que causam sentimentos e emoções conscientes e inconscientes);
  • Da representação visual ou imaginativa de quem está assistindo, lendo ou ouvindo.

2 – Use gatilhos mentais eficientes

Prova Social

Trata-se de um depoimento de alguém que já adquiriu o produto ou serviço em questão. Pode ser em vídeo ou escrito. A ideia é corroborar o que você já mencionou dentro da página.

Números também são muito úteis. Dizer que, por exemplo, 2 mil pessoas já aprovaram, se inscreveram ou testaram o que você oferece é um diferencial e tanto.

Cientificidade

Dados ou pesquisas que corroboram o que você está dizendo na página. Pode utilizar prints, manchetes de jornais e até mesmo o nome de pesquisadores famosos – desde que tudo seja verdade.

Gatilho de Escassez

O gatilho da escassez é utilizado para impactar. Frases como “vagas extremamente limitadas” e um contador até o fim da oferta são exemplos bastante eficazes de como usar esse gatilho.

Gatilho de Antecipação

Gere ansiedade com a sua oferta irresistível. Gatilhos de antecipação funcionam como um teaser, sem dar muitos detalhes. Normalmente apresentados em vídeos ou em fórmulas de lançamento, os gatilhos de antecipação servem para semear o solo onde você cultivará seus leads. Eventualmente, você fará uma grande revelação, mas para isso, é preciso se cadastrar para receber informações privilegiadas.

Gatilho de Urgência

Cadastre-se agora mesmo e garanta um desconto exclusivo! Frases como essa são bem comuns e usam o gatilho de urgência para instigar o consumidor a tomar uma decisão imediata. Se direcionado ao público certo, no momento certo, é infalível.

Gatilho de Novidade

É novo, melhor, mais forte, mais potente, mais rápido. Essas palavras remetem ao lançamento de algo novo, e é justamente nesse tipo de situação que o gatilho da novidade se faz útil.

3 – Estruture seu roteiro de forma inteligente

Toda história precisa de um clímax, um momento que cause impacto, seja ele surpresa, emoção, encanto, tristeza, ódio ou alegria.

As pessoas tendem a se identificar com exemplos que sejam próximos das suas vidas cotidianas.

Convide a pessoa a visualizar o que você está falando. Peça para que ela feche os olhos e imagine tudo aquilo que está acontecendo, como se fosse ela vivendo a situação.

A melhor forma de contar uma história é sempre trazer à tona elementos facilmente identificáveis por quem está assistindo, lendo ou escutando tal narrativa.

O que torna uma história ainda mais interessante é o conflito. A necessidade de tomar uma decisão difícil e os impactos que isso terá para os personagens. Lembre-se de criar um conflito e dores que condizem com o que seu público sente.

4 – Crie divisões e continuações!

Não conte uma história longa demais e nem tão curta. Seja claro e objetivo, mas sem esquecer de que cada momento importa para que uma sensação seja transmitida e sentida.

Uma boa ideia é planejar um conteúdo mais denso e separá-lo em partes. Assim, você pode lançar especiais semanais e aumentar sua audiência por um período específico. Apenas entenda que não é saudável dividir um conteúdo em 7, 8, 9 ou 10 partes. De 3 a 4 está de bom tamanho, sendo que divisões excessivas parecem “encheção de linguiça” e causam uma verdadeira preguiça, mesmo em assuntos interessantes. Claro, um ou outro assunto pode demandar vídeos mais longos, mais divisões etc. Tudo depende do seu objetivo e da finalidade do vídeo em si.

Gostou das dicas? Então, que tal conferir um pouco do que a Videalize tem a oferecer, em termos de produção de vídeo? Entre em contato, conheça nossos cases e saiba como podemos colaborar com você!

Compartilhe!