Como criar vídeos de treinamento para sua empresa?

Videos de Treinamento

Vídeos de treinamento são muito necessários para agilizar o processo de integração e aprimoramento de funcionários em qualquer empresa. Se o seu RH trabalha de forma mais estratégica e está atualizado em relação às novidades do mercado, é uma ótima ideia saber criar seus próprios vídeos de treinamento.

Muitas empresas realizam serviços bastante específicos e que demandam treinamentos precisos. Esses treinamentos podem servir para garantir a segurança dos processos de trabalho, a manutenção de boas práticas ou mesmo a segurança dos indivíduos envolvidos. Depende da empresa e das suas atividades.

Treinamentos mais complexos irão demandar, é claro, mais do que apenas vídeos. Empresas que lidam com trabalhos regulamentados por NRs, por exemplo, precisam de cursos específicos, que dificilmente poderão ser aplicados na empresa sem autoridades no assunto.

Para todas as outras que não se enquadram nesse perfil, os vídeos de treinamento serão muito úteis!

Mas, como fazer vídeos de treinamento?

É preciso ter um roteiro para todo o treinamento. Cada aula precisa ser única, com começo, meio e fim, mas também deve respeitar a proposta geral do curso e não se distanciar do tema. Por isso, certifique-se de escrever roteiros precisos e objetivos.

Determinar o objetivo do vídeo, sua duração e criar um cronograma para o curso será essencial. Afinal, somente assim você poderá criar os roteiros e garantir a objetividade necessária para alcançar os resultados desejados.

Além disso, você precisará entender um pouco de edição de vídeos também. Quanto mais profissional for a edição, melhor. Os cortes serão mais precisos e deverão garantir um vídeo mais dinâmico e objetivo.

Aborde cada detalhe

Quanto mais detalhado for o treinamento, melhor. Apenas garanta que as informações fiquem bem divididas entre cada vídeo. Colocar tudo em uma única parte irá gerar confusão e tornará o conteúdo muito cansativo.

Se necessário, crie um passo a passo que explica como determinadas tarefas devem ser realizadas. Dessa forma, o colaborador pode sempre retornar àquele trecho do vídeo e se certificar que tudo está dentro dos conformes.

Uniformes

Os uniformes, às vezes, tem um propósito maior que a identificação. Para quem lida com trabalhos que envolvem o manuseio de produtos perigosos, alimentos ou até mesmo eletricidade, é importante entender o uso dos trajes.

Garantir que o colaborador entenda a importância do seu uniforme possibilita que o mesmo se lembre de levá-lo sempre consigo, evitando negligências e possíveis problemas.

Equipamentos

O mesmo vale para os equipamentos. É fundamental garantir que todos compreendam a usabilidade dos equipamentos e a sua importância no dia a dia. Separe pelo menos uma aula para falar exclusivamente dos equipamentos, demonstre seu uso e armazenagem correta, tire dúvidas e mostre o que não fazer.

Procedimentos de trabalho

Os procedimentos de trabalho também precisam ser levados em consideração na hora de criar vídeos de treinamento para sua empresa. É necessário garantir que os colaboradores conheçam as boas práticas e realizem suas funções com maestria. Um pequeno erro pode gerar um grande transtorno no futuro e, às vezes, podemos nos sentir tentados a deixar algo “para depois”, o que gera um grande risco para toda a operação.

Viu só? Criar vídeos de treinamento é algo mais complexo do que parece. Você não precisa fazer isso sozinho. A Videalize é uma empresa especializada na produção de vídeos profissionais de todos os tipos. Criamos produções incríveis, seja para empresas, para filmes, comerciais e curta-metragens. Trabalhamos com pessoas, animações, motion graphics e muito mais. 

Conheça nosso portfólio e saiba como podemos ajudar você na criação de vídeos de treinamento para o seu negócio!

Compartilhe!