Como criar um video nugget para suas estratégias digitais

Você sabe como criar um video nugget? Apesar de parecer algo bastante simples, essa técnica requer bastante atenção. Afinal, capturar a atenção do espectador e fornecer uma boa experiência não é tarefa fácil…

Mas, o que é um video nugget?

Video Nuggets são excelentes maneiras de contar histórias curtas e potencializar suas estratégias digitais. Os nuggets tem como objetivo sintetizar a ideia de um vídeo mais longo ou mostrar trechos dele, de forma a incentivar o usuário a clicar nele e ser redirecionado ao vídeo completo.

O trecho do video nugget faz toda a diferença

O segredo do nugget está na escolha do trecho. Não adianta pegar um trecho qualquer de um vídeo, colocar numa landing page ou na página inicial do seu site e esperar que vá fazer alguma diferença. É preciso ser algo que chame a atenção de quem assista. Uma parte impactante, algo atraente, que gere curiosidade… Você decide. Só não use uma parte morna, ou que simplesmente não transmita a ideia que você deseja passar com o vídeo. É preciso criar expectativa e curiosidade. Do contrário, o nugget será simplesmente inútil. 

A edição deve ser cirúrgica

Apesar de parecer algo bastante simples por se tratar de um vídeo curto, a edição do nugget requer muita atenção. Além do trecho escolhido, é importante não perder tempo com introduções desnecessárias, pausas longas e efeitos desinteressantes. Caso contrário, o conteúdo sairá como um tiro pela culatra. É necessário apostar no dinamismo. 

Capriche na descrição do vídeo, caso faça o upload no Instagram

As descrições têm um papel importantíssimo quando o assunto é contar histórias. Plataformas que permitem o autoplay, como o Instagram, por exemplo, costumam deixar o vídeo mudo até que o usuário toque ou clique nele. Com isso, a descrição cumpre o papel de criar expectativas e complementar a experiência visual que, no primeiro momento, pode passar batida. A descrição do video nugget deve garantir que o espectador entenda sobre o que o vídeo trata, pois há ambientes onde o espectador não poderá assistir a um vídeo com som. Portanto, esclarecer a premissa ali é uma ótima ideia.

Legendas e Acessibilidade

Vale a pena legendar o vídeo também. Apesar de ser algo curto, isso contorna aquele problema já citado do som ser mutado pelo Instagram e a questão dos ambientes silenciosos. Além disso, pessoas com deficiência auditiva precisam ter uma boa experiência com seus conteúdos.

Tome cuidado com o contraste, não coloque legendas claras em fundos claros, nem legendas escuras em fundos escuros. Priorize fontes de fácil leitura, simples, e algum tipo de borda fina para destacar a escrita. Ela pode ser mais suave ou sólida, depende do que você escolher.

Na hora de legendar seu vídeo, vale prestar atenção no tamanho da fonte (nem tão grande a ponto de cobrir o conteúdo, nem tão pequena que não dá para enxergar), no contraste (cuidado ao colocar legendas claras em fundos claros ou legendas escuras em fundos escuros) e na fonte (use fontes simples e de fácil leitura).

 Priorize o formato vertical

Vale lembrar que as principais redes que são sucesso para os vídeos nuggets, como Instagram e Facebook, são vistas pelo celular, na vertical. Se seu vídeo foi pensado dessa maneira, as chances de engajamento são maiores.

Gostou das dicas? Continue acessando o blog da Videalize para muito mais! O video nugget é apenas a pontinha do iceberg no mundo da produção e edição de vídeos, e disso a Videalize entende muito bem. Somos especialistas em criar produções cinematográficas, transformar histórias emocionantes em vídeos que conectam e convertem, entre outros.

Conte conosco para preparar a estrutura audiovisual do seu evento, criar o conteúdo da sua palestra e dar vida a seus vídeos com efeitos de última geração, animações, motion graphics e muito mais.

Compartilhe!