5 boas práticas na produção do seu vídeo institucional

Video Institucional - Videalize Produtora de Vídeo em São Paulo

Vídeo institucional padrãozinho? Tô fora! Vídeos institucionais têm um grande potencial para transmitir os valores da sua marca como nenhum outro tipo de conteúdo. Acontece que, se você apostar naquele formato padrãozinho, com uma pessoa falando exaustivamente sobre como em 1950 alguém teve uma ideia brilhante, irá cansar sua audiência.

Nada contra grandes histórias. Elas são muito bem-vindas e encantadoras. Mas, é preciso contá-las do jeito certo. Uma animação, uma produção que representa o que você está falando e um contexto que vai de encontro com a linguagem da sua audiência faz a diferença.

O que você precisa saber para seu vídeo institucional

O arroz com feijão clássico toda empresa que deseja conquistar algum espaço no mercado já faz. Agora, o que realmente se torna uma tarefa árdua é fazer diferente, pensar fora da caixinha e surpreender quem está assistindo.

É aí que entram as empresas especializadas em produzir conteúdos persuasivos. Não estou falando apenas em produção e edição de vídeos, não! Vídeos Institucionais precisam ser mais dinâmicos do que nunca, já que as pessoas hoje tendem a deixar o seu vídeo durante os primeiros 10 segundos.

1 – Ajuste a linguagem do seu vídeo institucional

Linguagem faz a diferença. Não adianta falar a língua da sua empresa, dos seus colaboradores, se isso não condiz com o que o público-alvo espera. Um dos maiores erros do empresário que investe em vídeos institucionais é querer que tudo esteja na linguagem dele, do jeito que ELE quer.

Vídeos institucionais precisam, acima de tudo, gerar conexão com o público. A empresa que não gira em torno de seus clientes deve rever sua atuação.

2 – Posicione-se como você deseja que sua empresa seja vista

Uma empresa que não se posiciona como especialista em um assunto jamais alcançará este patamar. Claro, é preciso ter competência para que isso aconteça, e se você está buscando formas de reinventar sua comunicação, tenho certeza de que essa sabedoria já é sua.

Seu vídeo institucional deve transmitir a mensagem do seu posicionamento.

3 – Contextualize seu vídeo institucional

Simplesmente dizer um monte de informações e esperar que o público-alvo acredite funciona, mas nem sempre. Uma empresa é mais eficiente ao mostrar números, exemplos e cases de sucesso, ao invés de simplesmente sentar em frente a uma câmera e falar sem parar por minutos a fio.

4 – Fale com quem está do outro lado

Mais do que simplesmente ler um texto e esperar que o espectador preste atenção, é preferível falar diretamente com ele. Assim, você cria um vídeo institucional mais dinâmico e direto.

5 – Seja transparente

Essa é uma das regras mais importantes na produção de um vídeo institucional. A transparência é o verdadeiro encanto por trás de qualquer negócio. Fornecedores, investidores, sócios, parceiros e consumidores em potencial ficarão muito felizes ao saber que seus colaboradores são felizes, que você investe no aprimoramento contínuo e que valoriza as experiências dos seus clientes. Mas, para comunicar tudo isso, é preciso colocar em prática. Portanto, pode ser uma boa ideia começar a revisar as políticas do negócio.

Compartilhe!